Regulamento

REGULAMENTO


Olá Treinador!

Sê bem vindo ao blog comunitário do Poké Center Blog, um espaço criado a pensar em todos os treinadores que nos seguem. Este blog é o teu espaço, para o qual podes enviar conteúdos da tua autoria e da mais variada natureza. Este projecto surgiu como resposta a duas situações pendentes que aguardavam desenvolvimento, até agora: a primeira surgiu como resposta às sugestões de alguns seguidores do PCB que solicitaram a promoção de conteúdos de produção própria através do blog; a segunda situação prende-se com o aumento das parcerias do PCB e a necessidade de criar uma plataforma que permitisse uma melhor gestão dos conteúdos dos ditos parceiros.

Desta forma e após a ponderação das melhores vias a seguir para dar resposta às situações supracitadas, a equipa do PCB decidiu criar um blog-satélite de raiz, totalmente dedicado, como o próprio nome indica, à comunidade que segue e colabora com o Poké Center Blog.

Através deste blog, pretende-se dar o espaço adequado à publicação e divulgação de conteúdos de terceiros relacionados com a franquia Pokémon, seja de treinadores em nome individual como parceiros do PCB. A equipa do PCB espera com esta iniciativa, reunir as condições para gerar um espaço dinâmico de partilha de experiências. Mas o sucesso da iniciativa depende de ti, treinador, pois este espaço é teu e para teu usufruto.

De forma a permitir um melhor controlo de conteúdos e para minimizar quaisquer dúvidas relativas ao processo de submissão, solicita-se a todos os treinadores que pretendam contribuir para o blog da Comunidade Poké Center Blog que tenham em conta as directrizes abaixo discriminadas:


Público-alvo:

Comunidades lusófonas de Pokémon, com ênfase da comunidade portuguesa. Aceitam-se submissões de texto em Língua Portuguesa, seja de Portugal (PT-PT) como do Brasil (PT-BR).
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: Não exigido.
Aceitam-se, em regime de excepção, trabalhos de manga e comics em Inglês, por uma questão de comodidade de edição de imagem por parte do autor, sobretudo se os trabalhos já se encontrarem publicados em plataformas internacionais (exemplo, deviantART, Tumblr, etc).

- - -
Temática de conteúdos:

Os trabalhos publicados deverão ter como base, naturalmente, o universo Pokémon (Pocket Monsters). No entanto, também serão aceites conteúdos pontuais relacionados com outras franquias da Nintendo, sendo dada prioridade aos que, de alguma forma, integrem elementos de Pokémon (por exemplo, Super Smash Bros.).

- - -
Divulgação de conteúdos:

Os trabalhos publicados no blog da Comunidade PCB serão partilhados na página de Facebook do Poké Center Blog e na respectiva conta Twitter, de onde poderão ser partilhados/retweetados. A partilha em outras plataformas para além das redes sociais do PCB fica ao critério do autor do conteúdo. Todos os trabalhos serão divulgados com a 'assinatura' do autor, ou seja, primeiro e último nome, ao qual se pode adicionar um nickname entre ambos.

- - -
Submissão de conteúdos:

Os trabalhos a ser divulgados no blog comunitário deverão ser enviados obrigatoriamente para o email comunidade.pcb@gmail.com (disponível para consulta na barra lateral direita).


Todos os treinadores que pretendam contribuir para o blog comunitário deverão enviar um breve texto de apresentação do trabalho, a ser incluído quer na publicação como da descrição das partilhas da publicação, concretamente no Facebook e, se assim o entenderem, uma imagem promocional (básica ou personalizada) para capa/thumbnail da partilha.

- - -
Aceitação de conteúdos:

A aceitação dos trabalhos dependerá da respectiva adequabilidade aos parâmetros etários do público-alvo, neste caso de Pokémon. É importante não esquecer que, apesar da comunidade contar com uma significativa percentagem de adultos (+18 anos de idade), os parâmetros etários da franquia são baixos, ou seja, destinam-se essencialmente a um público-alvo infantil e que o acesso a conteúdos online, como o blog, é hoje em dia cada vez mais facilitado, apesar do controlo parental.

Como tal, na hora de submeter trabalhos, pedimos a todos que tenham o bom senso de avaliar o que se pretende publicar através do blog, sendo que o PCB reserva o direito a declinar trabalhos que não sejam adequados a um público infanto-juvenil, notificando prontamente o autor.

De forma a ter uma base de actuação, os parâmetros utilizados serão os do sistema PEGI (Pan European Game Information) [mais informação], aplicável à avaliação etária de videojogos. A faixa etária mínima será PEGI 7, tendo como base a classificação dos jogos da série principal de Pokémon, mas de forma a não limitar em demasia os conteúdos a publicar, a classificação de conteúdos será estendida à categoria 12 e 16, não obstante a necessária avaliação pré-publicação e a necessidade de contactar o autor do trabalho, se tal for necessário. Conteúdos PEGI 18 não serão aceites para publicação.



- - -
Categorias de conteúdos:

As categorias estão presentes na barra de topo do blog como secções. Cada categoria engloba os vários tipos de trabalhos que poderão ser publicados no blog. A tipologia não é restrita e poderão ser adicionados tópicos mais tarde dentro de cada categoria, caso se justifique. Caso algum conteúdo não se enquadre nas categorias que se seguem, serão deslocados para a secção 'Outros'.


Escrita Criativa:

Tudo o que verse a escrita criativa, nomeadamente storytelling, enquadra-se nesta categoria, nomeadamente:
  • Histórias;
  • Contos;
  • Manga/Comics;
  • Teorias;
  • Outros trabalhos que não se enquadrem nos tópicos acima;
    Nota: Solicita-se o envio de trabalhos de escrita em formato PDF (preferencial) ou DOCX, com a formatação pretendida de forma a facilitar a transferência de texto para o blog. Caso pretendam adicionar imagens, pede-se que estas sejam enviadas em anexo juntamente com o texto e que sejam incluídas no próprio documento na disposição desejada entre o corpo de texto, para posterior publicação no blog em semelhante formatação.


    Arte Visual:

    Artes plásticas em geral, partilhadas através de imagens.
    • Desenhos (tradicional, digital, etc.)
    • Design gráfico;
    • Escultura (ex. impressões 3D, papercraft);
    • Cosplay;
    • Outros;

    Nota: De modo a promover as respectivas criações, os autores poderão acrescentar (no email) o link para uma página pessoal de galeria online (página de Facebook, deviantART, Cosplay.com, etc). O link será partilhado juntamente com a(s) imagem(ns) publicadas.


    Vídeos:

    A categoria para YouTubers ou outros treinadores que façam do suporte de vídeo a sua escolha criativa. Aceitam-se:
    • Let's Play's;
    • Notícias;
    • Guias/Walkthroughs;
    • Curiosidades/Teorias;
    • Dobragem/Legendagem;
    • Podcasts;
    • Antevisões/Análises;
    • Outros;
    Nota: Não nos responsabilizamos por qualquer infracção a direitos de autor que ocorram com conteúdos partilhados no blog comunitário. O processo de infracção é da inteira responsabilidade do criador do vídeo.


    Guias/Tutoriais:

    Secção de escrita "técnica", ou seja, para partilha de guias e tutoriais que tenham como objectivo a partilha de experiência e a ajuda a outros treinadores, nomeadamente:
    • Guias de jogo (walkthroughs);
    • Antevisões/análises (escritas)
    • Artigos de opinião;
    • Análises de VGC (Video Game Championship) e TCG (Trading Card Game)
    • Outros;

    Partner Content:

    Secção destinada à organização dos conteúdos de parceiros do PCB;


    Eventos:

    Promoção e divulgação de eventos da comunidade;


    Rádio:

    Secção destinada à Poké Center Chatter, a rádio online do PCB. Aqui poderás ouvir as emissões da Chatter e adicionar o perfil do PCB no Skype para participares em directo nas emissões da rádio.

    - - -

    Para esclarecimento de dúvidas ou sugestões relacionadas com o blog da Comunidade Poké Center Blog, não hesites em nos contactar através do email para submisão de conteúdos (comunidade.pcb@gmail.com) ou por mensagem privada para a página de Facebook do Poké Center Blog. Procuraremos responder com a maior brevidade possível.

    - - -

    Finalizada a leitura do regulamento, resta desejar mais uma vez, as boas vindas a este espaço. Um espaço que é teu, treinador, para o dinamizares da maneira que melhor entenderes.
    Aproveitem este blog caso vejam nele utilidade e venham daí essas contribuições!


    Com os melhores cumprimentos,

    A equipa do Poké Center Blog



    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Cool Yellow Outer Glow Pointer